Retrainamento (Regra Opcional)
Terras Baixas - RPG D20 Pathfinder :: Campanha Kingmaker da Gurizada :: Regras Extras e Ambientações
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Retrainamento (Regra Opcional)
É possível, com tempo e dinheiro, retreinar opções já feitas dos personagens para novas, mudando talentos, perícias, arquétipo ou classe.
Retreinar ocupa toda a atenção do personagem por 8 horas diárias, um número de dias equivalente a quão difícil é o reaprendizado. Não pode-se fazer outra atividade extenuante (marchar, aventurar-se ou fazer itens) ao mesmo tempo, e o personagem só pode retreinar uma coisa de cada vez. Abandonar um retreino faz todo o dinheiro (pago no começo do treinamento) e o progresso ser perdido.
O custo para isto equivale a 10 x nível de personagem x número dias requeridos em peças de ouro, pago antes do começo do retreino, que equivale a compra de materiais, pagamento de profissionais, preparação de ambientes, produtos alquímicos, etc. Esse valor pode variar até 50% para cima ou para baixo, dependendo das disponibilidades do treino.
A habilidade a ser treinada deve ter atendidas todos os pre-requisitos ao começar o treinamento. Habilidades que perderem os pré-requisitos por estes serem retreinados, não podem ser usadas até que os pré-requisitos sejam atendidos ou, se especificado, não podem ser retreinadas antes. Certas habilidades intrínsecas podem não ser possível serem retreinados sem o uso de magia (Linhagem de Feiticeiro por exemplo).
Caso não haja treinador disponível, o retreino é possível porém o tempo dobra sem afetar o custo em ouro.
Aumento de Habilidades
Os aumentos de habilidades dos níveis 4, 8, 12, 16, 20 podem ser retreinadas após 5 dias. O treinador deve ter o atributo maior que o pretendido.
Arquétipo de Classe
Arquétipos podem ser retreinados para classe base e vice versa, e demoram 5 dias para cada habilidade que será mudada. Mudar de um arquétipo para outro levam duas seções de treinos (Arquétipo Antigo - Classe Base - Arquétipo Novo).
Note que se o personagem ainda não tem poderes modificados por arquétipos, isso pode ser uma decisão ao chegar no nível em que os poderes seriam adquiridos, não precisando gastar dinheiro nem tempo retreinando. O treinador deve ser da classe (independente do arquétipo) para se "perder" o arquétipo para a classe base, porém deve ser do arquétipo adquirido nesse caso.
Habilidade de Classe
Podem ser retreinadas e levam 5 dias cada uma. Habilidades não podem ser pré-requisito de um talento, classe, etc..., neste caso estes últimos devem ser retreinados antes. O treinador deve ter a habilidade de classe a ser adquirida no mesmo nível ou maior, mas não precisa ser da mesma classe.
Classes
Podem ser retreinadas levando 7 dias por nível. Caso exista uma sinergia entre a antiga e a nova, esse tempo é reduzido para 5 dias. O treinador deve ter a classe 1 nível acima ao nível de classe adquirido.
Não é possível retreinar um nível de classe em um nível de classe de prestígio. O inverso é possível.
Talento
Pode ser retreinado caso não seja pré-requisito de nada em 5 dias. O treinador deve ter o talento.
Pontos de Vida
Pontos de vida rolados podem ser AUMENTADOS a taxa de 1 ponto a cada 3 dias até o máximo de pontos de vida totais que os dados de vida permitem. O treinador deve ter Fortitude boa e ter m nível de personagem maior do que o nível a ter o ponto de vida melhorado.
Nova Linguagem
Aprender uma nova linguagem leva 20 dias, e não conta para o número máximo de linguas (Racial + Bônus de Inteligência + Linguística), são linguagens extras. Você pode treinar 1 + Bônus de Inteligência desse modo. O treinador deve conhecer uma língua conhecida pelo aluno e a linguagem pretendida, ou um livro especialmente criado para este propósito.
Racial Trait
É possível substituir um traço raciais por outro que o substitua, isso leva 20 dias consecutivos. O treinador deve ter o racial pretendido.
Perícias
É possível retreinar o bônus de inteligência em perícias no final de um período de 5 dias, se as perícias perdidas impedem o atendimento de algum pré-requisitos, as habilidades destes não podem ser usadas. Havendo treinadores disponíveis com as perícias a ser escolhidas, o tempo cai para 3 dias.
Magias Conhecidas
Conjuradores espontâneos pode retreinar uma magia conhecida após 2 dias de treinamento com um treinador que conhece a magia pretendida, que a utiliza durante o treinamento, 1 dia para nível 0. A magia deve constar na lista de magias da classe, mas o treinador não precisa ser da mesma classe, mas deve ser do mesmo tipo de magia (arcana ou divina).
Retreinar ocupa toda a atenção do personagem por 8 horas diárias, um número de dias equivalente a quão difícil é o reaprendizado. Não pode-se fazer outra atividade extenuante (marchar, aventurar-se ou fazer itens) ao mesmo tempo, e o personagem só pode retreinar uma coisa de cada vez. Abandonar um retreino faz todo o dinheiro (pago no começo do treinamento) e o progresso ser perdido.
O custo para isto equivale a 10 x nível de personagem x número dias requeridos em peças de ouro, pago antes do começo do retreino, que equivale a compra de materiais, pagamento de profissionais, preparação de ambientes, produtos alquímicos, etc. Esse valor pode variar até 50% para cima ou para baixo, dependendo das disponibilidades do treino.
A habilidade a ser treinada deve ter atendidas todos os pre-requisitos ao começar o treinamento. Habilidades que perderem os pré-requisitos por estes serem retreinados, não podem ser usadas até que os pré-requisitos sejam atendidos ou, se especificado, não podem ser retreinadas antes. Certas habilidades intrínsecas podem não ser possível serem retreinados sem o uso de magia (Linhagem de Feiticeiro por exemplo).
Caso não haja treinador disponível, o retreino é possível porém o tempo dobra sem afetar o custo em ouro.
Aumento de Habilidades
Os aumentos de habilidades dos níveis 4, 8, 12, 16, 20 podem ser retreinadas após 5 dias. O treinador deve ter o atributo maior que o pretendido.
Arquétipo de Classe
Arquétipos podem ser retreinados para classe base e vice versa, e demoram 5 dias para cada habilidade que será mudada. Mudar de um arquétipo para outro levam duas seções de treinos (Arquétipo Antigo - Classe Base - Arquétipo Novo).
Note que se o personagem ainda não tem poderes modificados por arquétipos, isso pode ser uma decisão ao chegar no nível em que os poderes seriam adquiridos, não precisando gastar dinheiro nem tempo retreinando. O treinador deve ser da classe (independente do arquétipo) para se "perder" o arquétipo para a classe base, porém deve ser do arquétipo adquirido nesse caso.
Habilidade de Classe
Podem ser retreinadas e levam 5 dias cada uma. Habilidades não podem ser pré-requisito de um talento, classe, etc..., neste caso estes últimos devem ser retreinados antes. O treinador deve ter a habilidade de classe a ser adquirida no mesmo nível ou maior, mas não precisa ser da mesma classe.
Classes
Podem ser retreinadas levando 7 dias por nível. Caso exista uma sinergia entre a antiga e a nova, esse tempo é reduzido para 5 dias. O treinador deve ter a classe 1 nível acima ao nível de classe adquirido.
Não é possível retreinar um nível de classe em um nível de classe de prestígio. O inverso é possível.
Talento
Pode ser retreinado caso não seja pré-requisito de nada em 5 dias. O treinador deve ter o talento.
Pontos de Vida
Pontos de vida rolados podem ser AUMENTADOS a taxa de 1 ponto a cada 3 dias até o máximo de pontos de vida totais que os dados de vida permitem. O treinador deve ter Fortitude boa e ter m nível de personagem maior do que o nível a ter o ponto de vida melhorado.
Nova Linguagem
Aprender uma nova linguagem leva 20 dias, e não conta para o número máximo de linguas (Racial + Bônus de Inteligência + Linguística), são linguagens extras. Você pode treinar 1 + Bônus de Inteligência desse modo. O treinador deve conhecer uma língua conhecida pelo aluno e a linguagem pretendida, ou um livro especialmente criado para este propósito.
Racial Trait
É possível substituir um traço raciais por outro que o substitua, isso leva 20 dias consecutivos. O treinador deve ter o racial pretendido.
Perícias
É possível retreinar o bônus de inteligência em perícias no final de um período de 5 dias, se as perícias perdidas impedem o atendimento de algum pré-requisitos, as habilidades destes não podem ser usadas. Havendo treinadores disponíveis com as perícias a ser escolhidas, o tempo cai para 3 dias.
Magias Conhecidas
Conjuradores espontâneos pode retreinar uma magia conhecida após 2 dias de treinamento com um treinador que conhece a magia pretendida, que a utiliza durante o treinamento, 1 dia para nível 0. A magia deve constar na lista de magias da classe, mas o treinador não precisa ser da mesma classe, mas deve ser do mesmo tipo de magia (arcana ou divina).
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