Terras Baixas - RPG D20 Pathfinder
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reinado - Criando e Administrando

Ir para baixo

Reinado - Criando e Administrando Empty Reinado - Criando e Administrando

Mensagem  Kemedo Seg Jun 28, 2021 3:00 pm

Terminologia

Alinhamento: Representa o comportamento como nação e da maioria das pessoas, líderes e indivíduos podem ter alinhamentos diferentes. Selecione os dois que aplicam, ou Neutro duas vezes se dor o caso. O alinhamento do Reino dificilmente muda.
Leal: Economia +2
Caótico: Lealdade +2
Bom: Lealdade +2
Mau: Economia +2
Neutro: Estabilidade +2

Pontos de Construção (Building Points = BP): é a medida de recursos do Reino, bens, matéria prima, trabalho, mágica, dinheiro, tudo ao mesmo tempo. é usado para adquirir novos Hexágonos e desenvolver construções, assentamentos e melhorias no terreno. Seu Reino também consome BP para se manter.
Consumo: Consumo indica quantos BP é necessário pra manter o Reino funcionando cada mês. Esse consumo é igual ao tamanho, modificado por cidades e terrenos e suas melhorias (como Fazendas ou Pesqueiros). Consumo nunca é menor que zero.
População: A população atual não interfere nas estatísticas do reino, mas pode ser contabilizada em Assentamentos e Distritos.
Tesouro: É a quantidade de BP seu Reino guarda e pode gastar em atividades. Seu tesouro pode cair para baixo de 0 (operando em débito) aumentando a Inquietação (Unrest) do Reino.
Turno: é a passagem de 1 mês em tempo de jogo, em que no final é feito os testes de reinado e outras decisões referentes a ele.

Atributos
Economia: Este atributo mede a produtividade dos trabalhadores e mercado do reino, ambos in termos de dinheiro e de informação, inovação e tecnologia. O valor inicial de Economia é 0 mais os modificadores de alinhamento e de posições de liderança.
Lealdade: Estre atributo se refere a boa vontade entre as pessoas e sua capacidade de pacificamente manter-se juntos mesmo em momentos de crise, lutando pelo outro quando necessário. O valor inicial de Lealdade é 0 mais os modificadores de alinhamento e de posições de liderança.
Estabilidade: Este atributo refere o bem-estar do reino, desde saúde e segurança da população até a viabilidade de seus recursos naturais e sua habilidade de maximizar seu uso. O valor inicial de Estabilidade é 0 mais os modificadores de alinhamento e de posições de liderança.
Agitação (Unrest): Indica a quantidade de agitadores e rebeldes e como eles agem, subtraia esse valor de todos os testes de reinado (Economia, Lealdade e Estabilidade). Se o reino tiver uma agitação maior que 10, ele começa a perder o controle de Hexágonos. Se o reino tiver uma agitação maior que 20, o Reino entra em estado de anarquia.
Teste de Reinado: Em algumas ações de reinado e ventos  é necessário um teste de atributo para ser bem sucedido (1d20 + atributo + modificadores) contra a Dificuldade de Controle de Reinado. Não se pode pegar 10 ou 20 nesse teste. Rolar 1 natural é considerado sempre falha e 20 natural é sempre sucesso.
Dificuldade de Controle: Dificuldade de controle do Reino é definido por:
20 + Tamanho do Reino + números total de distritos nos Assentamentos + modificadores especiais.


Fundando um Reino
Quando você tiver seu primeiro Assentamento, você pode fundar seu Reino.

1. Escolha o Alinhamento do Reino: o comportamento do reino e da maioria das populações afetam quão leal, próspero e estável é o reino.
2. Escolha as Funções de Liderança: Escolha entre PCs e NPCs os envolvidos com administrar o reino. Essas lideranças dão bônus nos testes feitos para coletar taxs, lidar com revoltosos e atividades similares.
3. Defina seu Tesouro: Os Pontos de Contrução (BP) remanescentes após construir seu primeiro assentamento forma seu Tesouro inicial.
4. Determine os Atributos do Reino: seus atributos Economia, Lealdade e Estabilidade são baseados no alinhamento e nas construções que seus Assentamentos tem.

Ganhando XP com o Reinado
Você ganha a quantidade de experiência ao atingir a primeira vez cada objetivo.

Fundar um Reino - 2.400 XP
Estabaleceer uma Capital- 1.200 XP
Reino chegar a 11 de tamanho - 2.400 XP
Reino chegar a 26 de tamanho - 4.800 XP
Reino chegar a 51 de tamanho - 9.600 XP
Reino chegar a 101 de tamanho - 12.800 XP
Reino chegar a 151 de tamanho - 25.600 XP
Reino chegar a 201 de tamanho - 76.800 XP
Preencher 4 quadras de um Assentamento - 1.600 XP
Preencher 16 quadras de um Assentamento - 4.800 XP
Preencher 32 quadras de um Assentamento - 12.800 XP


Última edição por Kemedo em Ter Jul 06, 2021 10:38 am, editado 2 vez(es)
Kemedo
Kemedo

Mensagens : 57
Data de inscrição : 02/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Reinado - Criando e Administrando Empty Sequência de Turno de Reinado

Mensagem  Kemedo Seg Jun 28, 2021 3:12 pm

O turno de reinado ocorre em 4 fases em sequência, equivalendo a 1 mês em tempo de jogo.


Fase 1. Manutenção (Upkeep): Durante esta fase, ajuste os atributos do Reino baseado no que aconteceu no último mês e quão feliz as pessoas estão, quanto foi consumido e quando foi taxado. Se o reino controla 0 hexes, pule esta fase.

Fase 1.a - Determinar A Estabilidade do Reino: Teste Estabilidade. Se sucesso, a Agitação diminui em 1, ou adicione 1 BP ao Tesouro se a Agitação já for zero antes do teste. Se falhar por 4 ou menos, Agitação aumenta em 1. Se falhar por 5 ou mais, a Agitação aumenta em 1d4.

Fase 1.b - Pagar Consumo: Subtraia o Consumo do Tesouro. Se o Tesouro ficar negativo após o pagamento do consumo, a Agitação aumenta em 2.

Fase 1.c - Encha os Espaço de Item Mágico: Se qualquer um dos Assentamentos tem chance de produzir Itens Mágicos com espaços para itens mágicos vagos, existe a chance de 50% desses espaços serem preenchidos com novos itens.

Fase 1.d - Modifique Agitação: Aumente a Agitação em 1 para cada atributo de reinado negativo. Durante esta fase o Executor Oficial pode reduzir a Agitação em 1. Se a Agitação do reino for 11 ou mais, então ele perder um hexágono à escolha dos líderes. Se a Agitação atingir 20, então o Reino sucumbe à anarquia.

Em Anarquia todos os atributos do reino tornam-se 0 e nenhuma ação de reinado pode ser feita. Restaurar a ordem de um reino implica em um número de míssões e aventuras pelo futuros líderes para restaurar a fé das pessoas no governo.




Fase 2. Decretos (Edicts): Faças as declarações oficias sobre expansões, melhorias, impostos, feriados e por aí vai.

Fase 2.a - Designar Liderança: designar PC ou NPCs para qualquer função de liderança vaga ou que desejam ser trocados.

Fase 2.b - Reclamar ou Abandonar Hexágonos: Para o Reino crescer é necessário reclamar hexágonos. Você pode reclamar Hexágonos adjacente a um Hexágono pertencente ao seu Reino, o Hexágono a ser reclamado precisa ter sido explorado e limpo de monstros e perigos. Então, gaste 1 BP, anexo o hexágono e aumente o tamanho do Reino em 1. O máximo número de hexágonos a ser adicionados por turno depende do tamanho do Reino.
Você pode também abandonar qualquer número de Hexágonos durante esta fase, reduzindo o tamanho do Reino. Fazer isso aumenta a Agitação em 1 por hexágono ou 4 se o Hexágono tinha um Assentamento.

Fase 2.c - Segredo: Nós não falamos sobre esta fase.

Fase 2.d - Construir Melhorias de Terreno: Pode-se gastar BP ara realizar melhorias de terrenos como Fazendas, Fortes, Estradas, Minas e Pedreiras. Você também pode preparar um terreno para construir um Assentamento, isso envolve limpar árvores, mover rochas, cavar fossas sanitárias, etc. O limite de terrenos melhorados varia de acordo com o tamanho do Reino

Fase 2.e - Criar ou Melhorar Assentamentos: Você pode criar assentamentos num hexágono pertencente ao seu Reino. O limite de assentamentos melhorados varia de acordo com o tamanho do Reino. Você ainda pode construir uma construção em qualquer Assentamento do seu Reino. O limite de construções também varia de acordo com o tamanho do Reino. A primeira House, Mansion, Noble Villa ou Tenement do turno no Reino não conta pra esse limite.

Fase 2.f - Criar Unidade de Exército: Você pode criar, expandir, equipar ou reparar unidades militares.

Fase 2.g - Emitir Decretos: Emita e selecione novos decretos para o mês seguinte, e ajuste seus níveis de atributos.


Fase 3. Rendimentos (Income): Adicione ao seu Tesouro o resultado das taxas, convertendo ouro em BP ou removendo BP para uso pessoal.

Fase 3.a - Fazer Saques do Tesouro: Você pode transformar BP do Tesouro em Ouro para uso pessoal, isso trará penalidades. Para cada BP retirado dessa forma, adiciona 1 a Agitação.

Fase 3.b - Fazer Depósitos no Tesouro: Você pode adicionar fundos ao Tesouro doando moedas, jóias, gemas, armas, armaduras, itens mágicos e qualquer outros valores. Se você quiser doar um item que valha mais do que 4.000g então vá para a Fase 3.c.

Fase 3.c - Vender Itens Caros por BP: Tentar vender itens pessoais com valor acima de 4.000g pelos seus mercados para adicionar seu valor ao Tesouro. Você deve escolher um Assentamento que tenho um valor base maior do que o item em questão, e você pode vender um item por distrito por turno. Você faz a venda como se fosse vender para um NPC normalmente. Você não pode usar esta Fase para vender itens mágicos nas lojas ou criados nas construções dos seus Assentamentos, esses itens são propriedade dos negócios.

Fase 3.d - Coletar Impostos: Faça um teste de Economia, divida o resultado por 3 (arrendodado para baixo) e adicione esse número de BP ao seu Tesouro. Esse divisor depende do Decreto de Taxação, podendo varia de 2 a 5.

Fase 4. Eventos: Verifique se algum evento ocorre que requeira sua atenção. Alguns são benéficos, como aumento da economia, bom tempo, ou descoberta de um tesouro grandioso. Outros são maléficos, como tempo ruim, uma praga ou aumento no número de monstros.

Existe 25% de chance de um evento ocorrer ou 75% caso no turno passado não tenha ocorrido nenhum evento. Alguns eventos podem ser resolvidos por rolagens de Reinado, outro via aventura. Ainda pode haver eventos específicos da história ou resultados de outras ações, como independência ou unificação.


Última edição por Kemedo em Qui Jul 15, 2021 1:16 am, editado 1 vez(es)
Kemedo
Kemedo

Mensagens : 57
Data de inscrição : 02/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Reinado - Criando e Administrando Empty Decretos (Edict)

Mensagem  Kemedo Qui Jul 08, 2021 11:33 am

Edicts are the official pronouncements by your government about how you are running the kingdom that turn. For example, you may decide to have low or high taxes, to have more or fewer holidays, and how much effort to put into improving the kingdom’s infrastructure. Edicts fall into four types: Holiday, Improvement, Promotion, and Taxation.

In the Edict Phase of the kingdom turn, you may set the Holiday, Promotion, and Taxation edict categories to whatever level you want, as well as decide how much of your allowed improvement from the Improvement edict you’ll use. For example, you may decide that this turn holidays are quarterly, promotions are aggressive, taxation is minimal, and you won’t build any improvements.

Holiday Edicts
Holidays are general celebrations or observances that take place across the kingdom. The BP expenditure includes lost revenue from citizens not working during the holidays, preparations and logistical arrangements that occur year-round, and the cost of the actual celebrations (these annual costs are averaged over the year and included in the listed Consumption modifier that you pay each turn).

The number of holidays per year is the number you promise to uphold and the number that the common folk expect to enjoy over the next months. The Loyalty and Consumption modifiers change as soon as you change the number of holidays per year. The listed number assumes that you are fulfilling your promise—if you announce 12 holidays in the coming year but don’t actually hold and pay for them, the GM should increase your kingdom’s Unrest to reflect public disappointment and outrage.

Example: Logan is the Ruler of a kingdom with some Loyalty issues. He issues a Holiday edict that there will be 24 kingdom-wide official holidays in the next year (Loyalty +4, Consumption +Cool. In the second turn, he worries about the increased Consumption’s effect on the Treasury, so he issues a new Holiday edict decreeing that until further notice, there will be no kingdom-wide holidays. He loses the previous +4 Loyalty bonus and incurs a –1 Loyalty penalty for the new Holiday edict, but no longer has to pay the 8 Consumption each turn for his previous edict. If he frequently changes Holiday edicts from high to low levels, the GM may decide that his citizens no longer believe such promises and he won’t gain any benefits from having a high level of Holiday edict until he becomes consistent.

Improvement Edicts
Improvements are physical improvements you can make to your kingdom: founding new settlements, adding buildings to a settlement, building roads, creating facilities such as mines to tap natural resources, and claiming more hexes for your kingdom. Your kingdom’s Size limits how many improvements you can make each turn; see Table: Improvement Edicts below. You can make all of the improvements listed on the appropriate row of the table. For example, if your kingdom’s Size is 5, on each turn you can create 1 new settlement, 1 new building, 2 terrain improvements, and claim 1 more hex.

Promotion Edicts
Promotion edicts are events and actions the kingdom uses to attract new citizens and increase the well-being of the kingdom, such as recruitment campaigns, advertisements about services and goods, and propaganda to improve the perception of your kingdom at home and abroad. Promotions increase Consumption, but also increase Stability.

Taxation Edicts
Setting the tax level determines how much revenue you collect from taxes in the Income Phase. Higher taxes increase your kingdom’s Economy (making it easier for you to succeed at Economy checks to generate revenue) but make your citizens unhappy (reducing Loyalty).

Optional Edicts
There are other types of optional edicts: Diplomatic, Exploration, Trade, Vassalage, Commission, Endowment, Espionage, Festival and Recruitment. Each turn in the Edict Phase, after you have issued your Holiday, Improvement, Promotion, and Taxation edicts, you may issue one of these special edicts.
Diplomatic Edicts: This edicts are special edicts that allow you to establish an embassy, treaty, or alliance with another kingdom.
Exploration Edicts: Exploration edicts are special edicts that allow you to commission explorers to map unclaimed hexes and prepare them for your kingdom.
Trade Edicts: Trade edicts are special edicts that allow you to create a trade route with another kingdom, increasing the BP you gain every month, as well as possibly increasing your Fame and other kingdom statistics.
Vassalage Edicts: Vassalage edicts are special edicts that allow you to cede a portion of your lands (or unclaimed lands you deem yours to take) to a subordinate leader, sponsoring that leader’s rulership in exchange for fealty.
Commission Edicts: The rulers of your domain can commission a magic item to be made (or an existing magic item improved) for their personal use.
Endowment Edicts: An Endowment Edict represents the focused attention of the crowned heads of state on matters of arts and learning, in part for the betterment of the kingdom and its culture but equally (if not more so) for the purpose of garnering prestige both domestically and abroad.
Espionage Edicts: Espionage Edicts are used by one kingdom to uncover confidential information about other kingdoms and their leaders, or factions and power groups within them (including religious groups, noble houses, merchant consortiums, or other organizations), and sometimes to use that information aggressively to foment unrest and spread sedition within that nation.
Festival Edicts: A Festival Edict is a special edict distinct from the broader Holiday Edict. Whereas a Holiday Edict declares days to celebrate on the calendar across the length and breadth of your kingdom, a Festival Edict is a specific, one-time event (though it could be repeated later) focused in a particular place at a particular time for a particular purpose.
Recruitment Edicts: A Recruitment Edict represents your kingdom’s commitment to militarism, whether for aggression or for defense.

Tabela 1 - Melhorias Por Tamanho
Tamanho do Reino
Novos Assentamentos
Novas Construções
Melhorias de Terreno
Hexágonos Reclamados
Preço BP
Venda BP
01-10
1
1
2
1
1,000 gp
500 gp
11-25
1
2
3
2
2,000 gp
1,000 gp
26 - 50
1
5
5
3
2,000 gp
1,000 gp
51 - 100
2
10
7
4
3,000 gp
1,500 gp
101 - 200
3
20
9
8
4,000 gp
2,000 gp
201 +
4
Sem Limite
12
12
4,000 gp
2,000 gp

Tabela 2 - Decretos de Expansão
AtitudeHex ClaimsEstabilidadeLealdadeEconomiaConsumo
Isolacionista
-1
+2
+1
-2
-1 BP
Cauteloso
Padrão
+1
-
-1
-
Padrão
Padrão
-
-
-
-
Agressivo
+1
-1
-1
+1
1d4 BP
Imperialista
+2
-2
-2
+2
2d4 BP

Tabela 3 - Decretos de Feriados
FrequênciaConsumoEconomiaLealdade
Nenhum
-
-2
-4
Anual
1 BP
-1
-2
Trimestral
1d3 BP
-
-
Mensal
1d6 BP
+1
+2
Semanal
1d12 BP
+2
+4

Tabela 4 - Decretos de Taxação
Carga Tribut.GanhosEconomiaLealdade
Mínimo
Eco /5
+2
+2
Leve
Eco /4
+1
+1
Normal
Eco /3
-
-
Pesado
Eco /2.5
-2
-4
Avassalador
Eco /2
-4
-8

Tabela 5 - Decretos de Espionagem
Custo
Tipo de Espionagem
1d4 BP
Coletar Informações Públicas
1d6 BP
Descobrir Segredos Menores
2d6 BP
Descobrir Segredos Maiores
3d6 BP
Descobrir Segredos Vitais
1+ BP
Outros atos de epionagem
+1d4 BP
Para cada +5 DC do teste

Tabela 6 - Decretos de Recrutamento Militar
Militarismo
Força de T.
Elites
Fama/Infamia
Defesa
Economia
Sociedade
Pacifista
1%
0%
+2 Fama
-1
+2
+2
Pacífico
5%
0%
+1 Fama
-
+1
+1
Normal
10%
1%
-
-
-
-
Agressivo
15%
3%
+1 Infâmia
-
-1
-1
Beligerante
20%
5%
+2 Infâmia
+1
-2
-2
Kemedo
Kemedo

Mensagens : 57
Data de inscrição : 02/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Reinado - Criando e Administrando Empty Re: Reinado - Criando e Administrando

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos